ULTRALEVE AVANÇADO EXPERIMENTAL
Marca: FLYER
Modelo: PELICAN 500 BR
Ano: 2005
Hs Totais Célula: 430
Hs Célula Após: Últ. IAM: 4 h
Vencimento I.A.M: 20/08/2015 (realizados 2 sob minha responsabilidade -- 08/13 e 08/14)
MOTOR:
Marca/Modelo: Bombardier Rotax 912 S, com 100 HP, refrigerado à água através de radiador e Lubrificação por Cárter seco e reservatório separado.
Horas Totais: 430
Horas Após: Últ. IAM: 4 h
Horas Disp.: 1570
HÉLICE:
Marca/Modelo: Warp-Drive, tripá, passo ajustável no solo, tipo tratora.
Horas Totais: 430
Horas Após: Últ. IAM: 4 h
Horas Disp.: -- NA --
EQUIPAMENTOS:
Altímetro Falcon Gauge 3 1/8 MB 20 mil pés N-TSO;
Climb;
Turn & Bank (bola preta);
Velocímetro (Mph/Knots);
RPM Rotax;
Bússola;
GPS Garmin GPSmap296;
Horizonte artificial;
Girosucção;
Manômetro de Pressão da Água Flyer/M&M;
Cronometro Astro Tech LC-2;
Horímetro;
Voltímetro;
1 Manômetro de Pressão do Combustível Flyer/M&M;
1 Marcador de combustível;
2 Manômetros de Temperatura da Cabeça do Cilindro (CHT) Flyer/M&M;
1 Manômetro (dupla medição) de Temperatura de Exaustão dos Gases (EGT) Flyer/M&M;
1 Manômetro de Temperatura do Óleo Flyer/M&M;
1 Manômetro de Pressão do Óleo Flyer/M&M;
Radio Transponder Bendix King 76A TSO;
Radio VHF Bendix King KY 97A TSO;
Intercom Flightcom 403;
Fones Flightcom 4DX Classic;
Luz de aviso de pressão baixa do óleo;
Luz de aviso de seletora fechada;
Luzes/disjuntores para cada Instrumento e Aviônico;
CD Player.
INTERIOR:
(Excelente Estado de Conservação):
4 bolsas para mapas;
4 entradas de ventilação forçada de cabine;
Bancos em couro;
Iluminação do painel;
Cintos de segurança;
Luz de cabine;
Piso em carpete;
Tomada para celular/iPad;
Extintor de incêndio;
Manuais de operação e de instrumentos;
2 Medidores (físicos visuais) de combustível.
EXTERIOR:
Célula (Excelente Estado de Conservação):
Configuração das Asas: Convencional;
Localização das Asas: Asa Alta;
Número de Asas: Monoplano (Semi-cantilever, com montantes);
Envergadura das Asas: 9 e ½ m;
Estrutura da Fuselagem: Semi-monocoque em Alumínio / Composite;
Mobilidade do Trem de Pouso: Trem fixo (de nariz e principal);
Trens de pouso: Com Polainas tipo “gota”;
Posição das rodas: Triciclo;
Freio: Hidráulico;
Tipo de Pouso e Decolagem: Terrestre;
Quantidade de Eixos para Comandos: 3 (três);
Empenagem: com estabilizadores horizontais na altura média;
Compensador Vertical no Leme: Fixo, ajustável no solo;
Compensador Horizontal no Profundor (LE): Manual;
Controle dos Flaps: Manual;
Localização das Asas: Asa Alta;
Plaqueta de propriedade: Anti-fogo (padrão ANAC vigente);
Pintura: branca com faixas azuis e cinzas;
Faróis e Antenas na Célula:
Farol de pouso;
Luz Estrobo (LE/LD);
Luz de Navegação (LE/LD)
Luz Beacon;
Antena do Transponder;
Antena do Rádio VHF;
Antena do Rádio AM/FM;
Outras:
2 portas;
3 câmaras dos pneus com 20 horas;
3 carenagens de roda tipo gota;
3 pneus 15 x 500 – 6 lonas – Goodyear flyght special II com 20 horas;
Freios a disco hidráulico com acionamento em ambos os lados;
Trem de pouso de nariz comandável;
Parabrisas, janelas e visores das portas em policarbonato transparente.
Maiores informações em https://sites.google.com/site/pelican500br/home.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
A Aeronave é muito dócil aos comandos e tem excelente aeronavegabilidade operacional;
É e sempre foi hangarada de forma segura;
Documentação rigorosamente em dia;
Várias IAM realizadas na Flyer/Ultramotores e/ou sob consulta à ela, com o mesmo rigor;
Nas IAM foram utilizadas peças genuínas Rotax e/ou Rotax-like originais (recomendadas e/ou utilizadas pela Flyer/Ultramotores e/ou pelos fabricantes);
Peças do GMP / Célula adquiridas na Flyer/Ultramotores ou em outros distribuidores oficiais de peças genuínas / originais no Brasil ou Estados Unidos;
Várias notas fiscais originais do GMP e da Célula, da Flyer/Ultramotores ou de outros distribuidores oficiais, de todas as peças substituídas;
Seguro RETA 1, 2, 3 e 4 realizado na Seguradora Bradesco em 20/08/2014, com validade de 1 (um) ano;
Aeronave com manuais de operação e de vôo da Ultravia, do motor Rotax, do GPS Garmin, do Rádio VHF Bendix, do Transponder Bendix, etc.;
Cadernetas de Manutenções e Serviços Flyer/Ultramotores (Célula e GMP);
Toda a documentação do Pelican 500 BR, encontra-se em pasta, na aeronave;
Favor conhecer ooprtunamente, especialmente os RIAM, manutenções, Laudos, Declarações, etc;
Última IAM realizada por MMA Abrafal em 20/Agosto/2014 (430,0 h);
As Manutenções Corretivas da Célula e do GMP foram realizadas tempestivamente;
As Manutenções Preventivas indicadas pelos fabricantes e as IAM obrigatórias da Célula e do GMP foram rigorosamente realizadas;
Velocidades:
Cruzeiro (VNO): 115 Mph / 100 kt / 185 km/h;
Limite (VNE): 125 Mph (108 Kt);
Stol com Flap: 50 Mph (43 Kt);
Stol sem Flap: 55 Mph (47 Kt);
Máx. p/ Aplicação dos Flaps (VFE): 80 Mph (69 Kt);
Máx. de Manobra: 120 Mph (104 Kt);
Melhor Ângulo de Subida: 60 Mph (52 Kt);
Melhor Aproximação: 70 Mph (61 Kt);
Melhor Razão Planeio: 70 Mph (61 Kt);
Melhor Razão Subida: 80 Mph (69 Kt);
Capacidade, Performance, Autonomia e Instrumentos de Monitoração e Medição de Combustível:
Capacidade dos 2 Tanques: nos Bordos de Ataque das Asas, com 43 litros (cada), totalizando 86 litros;
Tipo de Combustível: Avgas;
Bomba de Combustível: Rotax Italiana;
Consumo: +/- 20 lts por hora;
Autonomia de Vôo: +/- 4 h;
Motor descarbonizado com 330 h (IAM de Agosto de 2013);
Aeronave tipo ULAC Avançada (Experimental)
Fabricante do Kit: Ultravia-Canadá
Mês/Ano da Fabricação: Maio de 2005
Mês/Ano da Montagem/Fabricação(re)/1a IAM/Overhaull/Flyer: Fevereiro de 2006;
PS: A versão (nacionalizada) do Pelican 500 BR que está sendo atualmente fabricado (em o&M) e montado pela Flyer é o “Kolb”. É o projeto do Pelican 500 BR com pequenas modificações no interior (bancos e um porta-bagagens). O valor do Flyer Kolb ultrapassa atualmente a U$ 115.000,00. Mais informações sobre o Kolb podem ser encontradas no site da Flyer.
Aeronave de uso desportivo (hobby);
Motivo da venda: Tornou-se sócio em outro Ultraleve Avançado Pelican 500 BR ano 2000, para após a venda deste Pelican, partir para a adquisição de um RV10.
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